Twitter patrocinado

Imagem de Matt Hamm

Uma polêmica que gerou muita repercussão na blogosfera no passado dá sinais de vida agora em outros mares. No tempo em que a blogosfera era a menina dos olhos das mídias sociais, começou o assédio.

O raciocínio foi lógico: blogueiros escrevem, conseguem leitores fiéis, ganham credibilidade, a imprensa não parava de falar nisso e o que eu estou fazendo aqui parado?

Questionamento

Só que “estar parado” não foi o único questionamento. Um outro resume a história:

“Ok, quero participar dessa onda, mas como vou falar com esses caras? Ou melhor, como vou fazer eles falarem de mim?”

Esse questionamento se tornou praticamente um dogma entre as empresas e assim diversas agências nasceram e se adaptaram a essa nova realidade com o intuito de encontrar essa resposta. Cada uma ao seu jeito.

Uns investiram mais em relações públicas, outros em conteúdo e alguns no modo tradicional de fazer publicidade: pagando pelo espaço.

Caso Izea

A Izea foi além. Criou um serviço onde o anunciante vai lá e compra o post onde quiser. Simples assim. Tem uma lista de vários blogs você seleciona onde quer postar e paga o combinado.

Citei o Izea porque ele foi matéria no NY Times há algumas semanas e que hoje foi republicado traduzido na Folha de SP. Só que dessa vez, ao invés de posts patrocinados, a idéia é vender twittadas sob a mesma mecânica: lista de perfis, você seleciona e paga para aparecer lá. Quanto? Se você tiver 10 mil followers pode ganhar até 35 dólares por twittada.

Certo ou errado?

Tem algo de errado nisso? Não. Mesmo eu não sendo favorável a essa prática é uma troca como qualquer outra. O cliente dá o dinheiro, o blogueiro ou twitteiro escreve e avisa de alguma forma que é publicidade.

O problema é que vira uma espécie de merchandising. A mensagem está lá, vários ignoram e outros tantos lêem, clicam, enfim, consomem aquele conteúdo.

Funciona?

Sim, mas não tem a mesma validade, credibilidade e possibilidade de expansão de uma conversa espontânea. O fato de ser pago para escrever já vem implícito um inevitável preconceito. Aquele mesmo quando a protagonista da novela das oito pega a sacolinha de cosméticos da “marca x” e comenta sobre ele.

O certo é que aquele questionamento lá no início do post já tem várias respostas. O desafio é encontrar qual a resposta certa.

Comentários

  1. Timais! :D

    nicnina | 19/08/2009 às 17:30
  2. Errado não é. Mas é um saco vc ver blogs bacanas, agora no caso o Twitter, com post descaradamente pagos. Eu ignoro esses posts. Não sei o resto dos leitores/seguidores.

    No caso do blog, prefiro espaços destinado à publicidade, como banners e até pop up. Mas não sei como funcionaria com o Twitter.

    Zelenski | 19/08/2009 às 17:30
  3. As pessoas podem vender suas idéias ou espaço por um valor tão baixo comparado ao que isto tudo pode agregar de negativo à imagem dele e à sua reputação.
    Todo mundo ouve falar de vários assuntos e compra várias causas levantadas pelos formadores de opinião e nesse caso os twitteiros. Será que isso não acaba abalando? Não será de certa forma anti-ético? Não será que contamina a classe e agregando valores negativos a ela?

    3ernardo | 19/08/2009 às 17:37
  4. Para mim, produto e twitteiro perdem a credibilidade.

    Bila Amorim | 19/08/2009 às 18:20
  5. O twitter pode sim ser utilizado como publicidade, afinal de contas, o google faz o mesmo, só que com uma particularidade que é a de esperar a ferramenta ter muito mais recall como o orkut e o youtube, e liberar espaços exclusivos para esse tipo de publicidade.

    Leonardo Diogo | 20/08/2009 às 14:42
  6. Cara, sem querer cai no seu site e fiquei surpresa com as coisas que vi! Muito bem produzido e sem falar que trata de um assunto que eu não sabia nada (agora que comecei a conhecer um pouco de Twitter, e até agora não tinha a mínima noção de aonde eu tinha me metido, mas, estou gostando!
    baixei o manual disponível no seu site (tudo o que vc precisa saber sobre Twitter e vou ler tudinho - espero :- )

    Lety | 21/08/2009 às 12:06
  7. Não entendo o porquê de tanta polêmica em torno deste assunto. Qual o problema em ganhar dinheiro com blog ou twitter? Se você não gosta de um programa de televisão, você troca o canal . Se não gostou do twitada, não leia ou deixe de seguir o sujeito. Não gostou da postagem paga num blog, não leia. Simples assim. Se eu te oferecer 10 mil dólares para escrever um post no seu blog, eu duvido que vc vá recusar. Ganhar dinheiro num blog ou no twitter não é crime.

    Marcio | 23/08/2009 às 16:58
  8. Rafael, acho que o grande lance do post ou do twitter pago é que o leitor pode não saber que está lendo algo muito parecido com propaganda. Se o blogueiro deixar claro, menos mal. No entanto, ainda acredito que o relacionamento, bons produtos e ética sejam os melhores mecanismos para convencermos alguém. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

    Carol Terra | 24/08/2009 às 20:13
  9. Certo ou errado? Bem, não sejamos maniqueístas senão a opção pelo "errado" se impõe.
    Explico: o que se deve discutir é: numa ferramenta como o Twitter, induzir o seguidor/consumidor ao erro é errado ou não? Claro que sim, pois o marketing em si está liberado.Acontece, que em nosso País, como em muitos outros, se impõem limites do próprio direito eletrônico, para não citar algumas regras básicas de jornalismo e ética. Coisa que alguns "twitters" não fazem, por desantenção ou má-fé mesmo...

    Emerson Damasceno | 24/08/2009 às 20:15
  10. No twitter, será que uma hash tag é um meio eficiente para avisar sobre conteúdo patrocinado?

    Nos blogs, escrever conteudo no corpo do blog, utilizando seu nome embaixo, também não considero viável por expor voce ou qualquer um estes tipos de criticas e relações de opiniões desnecessárias. Um modelo que eu gosto é o que esta no Blog do Birner, onde o patrocinio esta em destaque e fica bem claro, mas não influencia no conteúdo do post.

    No mais, bom post para dar mais um passo nesta discussão

    Thiago S. Rosa | 24/08/2009 às 20:42
  11. Desculpe Emerson, mas "o que deve discutir é..."?

    Acredito que esse tema pode ser analisado sob várias óticas. Discutir a "indução do seguidor/consumidor ao erro" é apenas mais uma delas. Nesse caso específico, o caso que coloco em evidência não leva em conta induzir alguém ao erro, portanto adotei uma outra linha de raciocínio.

    Acho interessante sua sugestão, talvez você possa desenvolvê-la melhor no seu blog. Abraço!

    Rafael Ziggy | 24/08/2009 às 21:37
  12. So yesterday...

    Mariana | 24/08/2009 às 21:50
  13. Concordo com o Márcio "Qual o problema em ganhar dinheiro com blog ou twitter? Se você não gosta de um programa de televisão, você troca o canal." Disse tudo ae. temos q ter a inteligência de separar o bom do ruim... e cada um posta o que bem entender. quem dá ibope é você...

    Rafael Ramos | 22/09/2009 às 11:50

Deixe seu comentário construtivo

Formulário de comentário Restam 500 caracteres