Esse conteúdo é “do bom”?

Valuable_Original_Content

Apesar de parecer subjetivo, conteúdo pode sim ser avaliado de forma técnica, mesmo quando a gente fala de evocar sentimentos. Tente usar este checklist rápido para perceber se o conteúdo produzido é de valor.


1. Se o conteúdo é encontrável, ele possui:

(  ) Uma tagline principal e uma secundária

(  ) Metadados (título da tela, descrição e palavras-chave para o html)

(  ) Links para conteúdo relacionado (busca cruzada também vale)

(  ) Alt (ou tooltip) para imagens

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2. Se o conteúdo é legível, ele está:

(  ) Escrito com pirâmide invertida

(  ) Marcado com highlights

(  ) Com bullets ou lista numerada

(  ) Todo trabalhado no design de conteúdo (tom de voz, escolha e disposição das palavras, tamanho de frases etc.)

(  ) Seguindo o guia de estilo

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3. Se o usuário entende o conteúdo, é porque o material:

(  ) Está adequado ao público/assunto (texto, vídeo etc.)

(  ) Reflete o uso de personas

(  ) Está contextualizado

(  ) Respeita o nível de compreensão da audiência

(  ) Apresenta um jeito novo de falar o que precisa ser dito

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4. Se o conteúdo é acionável, o usuário pode:

(  ) Clicar

(  ) Comentar

(  ) Compartilhar

(  ) Acessar outros links

(  ) Saber exatamente como prosseguir

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5. Se o conteúdo merece ser compartilhado, é porque ele:

(  ) Provocou uma resposta emocional

(  ) É convidativo

(  ) É fácil de ser compartilhado

(  ) É personalizável


Livremente adaptado do original de Ahava Leibtag.